Teimosos e Brincalhões! O Menor psitacídeo vai te encantar!
O menor dos psitacideos, um tanto quanto geniosos, porém calmos, curiosos e teimosos. Após um período de adaptação, se ambientam bem e ficam bem dóceis. Admirado pela coloração das penas bem uniformes e sem grandes contrastes. Não é muito de vocalizar ou aprender assobios, mas faz pequenos sons característicos da espécie. Forpus são comumente mantidos como animais de estimação com pelo menos um parceiro. Eles são muito sociáveis e freqüentemente mostram sinais de depressão se mantidos sozinhos. Como qualquer outro periquito, eles geralmente passam o tempo socializando com o parceiro ou roendo coisas, preferencialmente em madeiras. Devido à sua curiosidade, a exposição a materiais tóxicos como plástico (por exemplo, selos de janela), plantas tóxicas e objetos tratados quimicamente devem ser estritamente evitados.
Mande um WhatsApp Agora!! (11) 99311-2831
E Agende uma visita ao viveirão com a família ou conheça os babys por vídeo-conferência
Mais Informações
Nome popular: Forpus
Nome científico: Forpus coelestis
Tamanho: Entre 12 – 13 cm.
| Peso: Cerca de 30 g.
Expectativa de Vida: Em torno de 10 anos.
Alimentação: Na natureza alimentam-se de sementes de grama e plantas herbáceas, bagas, frutos, brotos e, provavelmente, flores. Em cativeiro fornece-se mistura de sementes, frutas, verduras, legumes e ração comercial específica.
Distribuição: São originários do Peru, ao longo do oceano Pacífico e do Equador.
Descrição: Esta espécie é uma das mutações conseguidas em cativeiro do tuim-verde original. São completamente azuis, porém os machos apresentam uma coloração mais viva nas asas, nas rabadilhas e na máscara da cabeça. Já as fêmeas têm uma coloração menos vistosa nestes locais do corpo.
Reprodução: A postura varia de 4 a 6 ovos. A incubação dura cerca de 20 a 21 dias, e os filhotes devem ser separados dos pais 4 semanas após saírem do ninho. Tornam-se sexualmente maduros por volta dos 10 meses, mas é comum reproduzirem só no segundo ano de vida. Na época de reprodução, ficam muito agressivos com outros da mesma espécie e até com aves de maior tamanho, sendo muito territorialistas. Por isso, deve ser mantido somente um casal por gaiola.
LINKS COM INFORMAÇÕES SOBRE FORPUS ÚTEIS: